Fundo ADOHM - Acervo de Documentação Histórica Musical

Encontros Sinfônicos da Primavera - 1977

Área de identificação

Código de referência

BR BR BAUFBA ADOHM

Título

Acervo de Documentação Histórica Musical

Data(s)

  • 2009 (Acumulação)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Área de contexto

Nome do produtor

(1946-)

História administrativa

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, considerada a maior e mais influente universidade do estado da Bahia, com sede na cidade de Salvador e mais dois campus avançados no interior do estado: um localizado na cidade de Barreiras e outro em Vitória da Conquista. Instituição pública mantida pelo Governo Federal do Brasil, vinculada ao Ministério da Educação, possui regime jurídico de autarquia.

Dados de 2009 informam que ela possui 112 opções de curso, sendo 97 cursos de graduação nos dois campi da capital, onze em Barreiras e cinco em Vitória da Conquista, além de 165 cursos de pós-graduação (a maior parte stricto sensu, com apenas cinco lato sensu).

Entidade detentora

História do arquivo

Estabelecido em abril de 2009 na Escola de Música da UFBA, o Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) tem como objetivos a preservação da documentação musical e relativa à música e a gestão da informação nela contida, com a finalidade de garantir o acesso para fins de pesquisa e, quando legalmente possível, dissemina-la pela internet.

Em 2010, o ADoHM foi transferido para a Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa e inserido no Sistema de Bibliotecas da UFBA. Nesse mesmo período foi estabelecida a coordenação musicológica pela Portaria 10-2010.

O ADoHM configura-se num espaço ao mesmo tempo técnico e pedagógico. O seu funcionamento garante a guarda, tratamento e acesso à memória documental musical aos seus cuidados (fundamentalmente da Bahia e regiões conexas), ao tempo em que se propõe também funcionar como espaço laboratorial e de ensino em Musicologia e em Ciência da Informação aplicada à documentação musical.

Desde 2012 o ADoHM é aberto ao público. Posteriormente passou a sediar os projetos RISM-Brasil (seção nordeste) e RIdIM-Brasil, desenvolvendo ainda parcerias com a Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), a Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais (CTDAISM) do CONARQ, assim como com o Núcleo de Estudos Musicológicos (NEMUS).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Área de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

A visita ao Acervo de Documentação Histórica Musical (ADoHM) está condicionada aos seus horários de funcionamento e condições de acesso, sempre dentro das normas gerais do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para maiores informações entre em contato.

Para agilizar o atendimento, sugerimos que o pesquisador informe o tema de sua pesquisa e a natureza dos documentos que necessita pesquisar.

É de responsabilidade do pesquisador manusear adequadamente os documentos e zelar pela conservação dos mesmos. Solicitamos aos pesquisadores que tragam luvas descartáveis (latex ou similares), necessárias ao manuseio adequado dos documentos.

Não será permitido o empréstimo domiciliar de quaisquer itens do acervo. Nenhum documento poderá ser retirado do acervo, salvo mediante requisição especial em formulário próprio, devendo estar devidamente justificada e autorizada conjuntamente pela Coordenação Musicológica e pela Superintendência do SIBI-UFBA.

Contato
Endereço
Acervo de Documentação Histórica Musical
Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa - 2º andar
Rua Barão de Jeremoabo, s/n
Campus Universitário de Ondina
Universidade Federal da Bahia
CEP 40170-290 - Salvador - Bahia - Brasil

Telefone
+5571 3283-6054

Email
psotuyo@ufba.br

Condiçoes de reprodução

As solicitações de reprodução devem ser feitas por escrito, através de formulário próprio, que pode ser obtido no ADoHM, pessoalmente ou por correio eletrônico. A reprodução de documentos do ADoHM será feita de acordo com os seguintes critérios:
As solicitações que impliquem em direitos autorais devem ser acompanhadas de autorização por escrito do(s) autor(s), seu(s) herdeiro(s) direto(s), assim como de quem deter os eventuais direitos conexos. O ADoHM oferece um modelo de autorização como sugestão, caso o pesquisador precise, que pode ser obtido pessoalmente ou por correio eletrônico.
No caso de pretender a publicação das reproduções solicitadas ou obtidas, o interessado deverá encaminhar, com antecedência suficiente e necessária, um pedido de autorização específica para tais fins.
Todas as solicitações serão avaliadas pela Coordenação Musicológica do ADoHM conjuntamente com a Superintendência do SIBI-UFBA.
Caso a solicitação seja aprovada, o solicitante deverá citar clara e adequadamente o ADoHM e o SIBI-UFBA na publicação, assim como encaminhar ao ADoHM um exemplar da publicação completa.
A reprodução dos documentos será realizada e entregue de acordo com as disponibilidades técnicas, tecnológicas e de recursos humanos do ADoHM no momento da solicitação.
O requerente será responsável pelo fornecimento da mídia necessária à entrega do material reproduzido.

Idioma do material

  • português

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

As instalações e equipamentos do ADoHM, financiados fundamentalmente pelo FINEP (através do programa UFBA CT-INFRA 2005) , ocupam uma área fechada de aproximadamente 70 m2 com temperatura e humidade controladas.

Instrumentos de descrição

Guia de Fundos
O Guia dos Fundos Documentais fornece um conhecimento preliminar e geral sobre o acervo ao tempo em que auxilia o usuário a organizar a sua pesquisa a partir do tema do seu interesse.

Cada um dos fundos custodiados pelo ADoHM está aqui descrito incluindo as seguintes informações:

Título: denominação do fundo.
Datas limite: período em que o fundo está inserido.
Dimensão e suporte: quantificação por suporte (textual, iconográfico, sonoro, musicográfico, etc.)
História administrativa: informações relativas à pessoa Física ou jurídica produtora do fundo, assim fornecendo noções do contexto em que os documentos foram produzidos e/ou acumulados.
Conteúdo: resumo das principais informações como tipo documental, assunto, locais e datas.
Acesso: informações relativas à legislação que regula a consulta e às condições de acesso ao fundo.
Instrumentos de pesquisa: indicação de guias, catálogos e inventários que fornecem informações relativas ao conteúdo.

Pesquisa de fontes
Fonoteca EMUS (fitas)

Pesquisa em outras bases de dados promovidas pelo ADoHM
Base de dados RIdIM-Brasil

Base de dados RISM-Brasil

Base de dados NEMUS

Disponível em: <https://adohm.ufba.br/pesquisar.html>

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

URL: <https://adohm.ufba.br/index.html>. Acesso em: 20 ago.2018

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados

Locais relacionados